Perguntas Frequentes

Qual é o prazo final de inscrição?
O prazo final de inscrição para o evento em Istambul é 4 de janeiro de 2013.

Quais são os critérios para a inscrição?
Compromisso com o movimento climático. Disposição e perseverança para organizar eventos Powershift e/ou outras ações climáticas e a habilidade de mostrar capacidade para dar continuidade a esses compromissos. Cada candidato será selecionado com base no seu trabalho anterior para o movimento climático e/ou nos seus planos futuros para ele, bem como em sua experiência em campanhas online e offline, comunicação, captação de recursos, mobilização, redes e desenvolvimento do movimento. Como os eventos Power Shift nacionais desempenham um papel importante na nossa estratégia de longo prazo, disposição e capacidade de organizar eventos nacionais e/ou regionais são uma grande vantagem! [Clique aqui para se inscrever!]

Como é o processo de inscrição para o GPS em Istambul?
Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição antes de 16 de dezembro de 2012. Eles também precisam apresentar uma proposta para organizar e/ou ajudar a organizar um evento Power Shift e/ou um evento semelhante no seu país ou região de origem. Consulte a seção pertinente do formulário de inscrição.

Existe um limite máximo de idade para participar do GPS em Istambul?
A rigor, não. Os participantes devem ter, no mínimo, 18 anos, mas não existe limite máximo de idade. Sabemos que a “juventude” é definida de formas distintas em diferentes lugares e, além disso, nosso movimento precisa de todos, independente da idade. Os jovens, no entanto, ocupam uma posição singular: são muitas vezes os mais diretamente afetados pelas consequências a longo prazo das mudanças climáticas e geralmente não têm voz na sociedade como os adultos. Nosso objetivo é dar poder à juventude para que possamos construir um movimento que inclua a todos. Por isso, a maioria dos participantes do GPS serão jovens, mas outros interessados também podem se inscrever.

O Formulário de Inscrição pede informações pessoais (por exemplo, número de passaporte, endereço, data de nascimento, etc), como posso ter certeza de que, se eu fornecer essa informação, ela vai estar segura?
A informação que recolhemos é armazenada por um serviço chamado “ReviewRoom” e você pode verificar que ele possui uma política de privacidade/segurança bastante forte:  http://myreviewroom.com/unmatched-security-and-privacy/

Quando serei comunicado se fui selecionado?
A notificação dos participantes selecionados está planejada para ocorrer em 15 de fevereiro de 2013. Todos os inscritos receberão uma resposta, independentemente do resultado da sua inscrição. Agradecemos a compreensão e paciência caso ocorram atrasos inesperados durante o processo de notificação.

Quando o GPS Istambul começa e termina ?
O GPS Istambul começará em 24 de junho e terminará em 30 de junho de 2013. Os participantes deverão chegar e partir nestes mesmos dias. Obviamente os participantes poderão chegar antes ou partir depois do GPS, mas precisarão se organizar por conta própria para cobrir os custos relacionados aos dias extras.

Posso participar de apenas uma parte do evento?
A programação do evento está planejada como um pacote completo e perder parte do evento diminuirá significativamente sua experiência. Levaremos em consideração casos extremos, mas a prioridade será dada aos inscritos que possam participar dos 5 dias do programa (excluindo os dias de chegada e partida).

Eu estudo e o GPS coincide com minhas provas. O que devo fazer?
Planejar um evento da dimensão do Global Power Shift exige equilibrar muitas prioridades. Algumas dessas prioridades são de natureza logística como, por exemplo, determinar o local e instalações apropriadas para os participantes. Outras são decisões estratégicas baseadas no calendário global de outros eventos/cúpulas/movimentos. Estamos conscientes das dificuldades que o nosso calendário tem criado para alguns dos interessados em participar e pedimos desculpas. No entanto, esperamos que se trabalharmos em conjunto e avisarmos universidades e professores, podemos tentar organizar novas datas de provas para que se ajustem ao GPS.

Como consigo um visto?
Você pode conferir os requisitos necessários para solicitar o visto aqui assim como o custo do mesmo aqui. Se você precisa solicitar o visto através de uma Embaixada Turca, certifique-se de solicitá-lo com pelo menos 8 semanas de antecedência. Teremos o maior prazer em fornecer documentação sobre o evento e outros materiais que possam respaldar o pedido de visto dos participantes selecionados.

Eu tenho que organizar os preparativos para minha viagem?
No momento, estamos trabalhando para estabelecer o método mais eficiente para organizar as viagens. Publicaremos mais informações em breve. No entanto, faremos todo o possível para cobrir os custos de viagem dos participantes que não puderem pagá-las.

Eu tenho que organizar minha hospedagem?
A Universidade Técnica de Istambul (İTÜ) amavelmente concordou em sediar o GPS e todos os participantes serão hospedados nos dormitórios estudantis da İTÜ. Além disso, todas as refeições serão fornecidas durante o período do evento. Mas, se você decidir chegar antes de 24 de junho ou partir depois do dia 30, você precisará se organizar e cobrir todos os custos relacionados aos dias extras.

Como eu chego à İTÜ?
Por favor, visite o seguinte endereço para maiores detalhes: http://web.itu.edu.tr/series/transportation.html. A maneira mais fácil de chegar à Taksim saindo do aeroporto é pegando o metrô. Se seu ponto de chegada for a ferroviária de Sirkeci, pegue um trem para Taksim e um metrô de Taksim para a İTÜ.

Qual é a programação/agenda do evento?
A programação do GPS será uma semana de atividades dinâmicas cujo objetivo é servir como catalisador para a mudança. A semana será preenchida por oficinas de capacitação, palestras inspiradoras, reuniões de estratégia e atividades sociais e culturais. Estamos atualmente trabalhando com nossos colaboradores para finalizar o programa. O programa completo com o material de estudo estará disponível na nossa página e será enviado por e-mail para os participantes.

Posso chegar antes ou ficar em Istambul depois que o evento acabar?
Sim, você pode chegar antes ou ficar até mais tarde, depende do seu visto. No entanto, apenas o período compreendido entre 24 e 30 de junho será coberto pela 350.org e por seus parceiros. Você precisará organizar e pagar pelos demais custos da sua estadia.

O que eu devo vestir?
Junho normalmente é um mês bastante quente em Istambul, por isso, roupas leves devem bastar. Contudo, certifique-se de trazer algo mais quente para um eventual dia de chuva ou noite fria.

Será fornecida alimentação durante o evento?
Sim.

Eu sou vegetariano/vegan, existirão opções para as minhas necessidades dietéticas?
Sim. Opções vegetarianas/veganas estarão disponíveis.

Eu li que posso me oferecer para conduzir oficinas e outros eventos durante o evento em Istambul. O que isso implica?
Isso significa que seu nome será adicionado ao grupo de participantes que estariam dispostos a assumir um papel ativo na promoção de oficinas ou eventos similares, caso haja espaço ou necessidade. Isso não implica nenhuma obrigação final ou responsabilidade. Além disso, qualquer sugestão de conteúdo ou de sessões poderá ser considerada nas demais fases de desenvolvimento do programa.

Por que voar para a conferência para trabalhar nas mudanças climáticas?
Primeiramente, esperamos que nem todos os participantes precisem voar, e encorajaremos àqueles que não precisam cruzar oceanos a considerarem formas de viajar por terra, seja de trem ou de ônibus. No entanto, sabemos que alguns precisarão voar, o que representa emissões significativas de dióxido de carbono. Contudo, as emissões de uma conferência não se comparam com a verdadeira escala e alcance das emissões globais e da crise climática. Sinceramente acreditamos em limitar nossas emissões de dióxido de carbono sempre que possível – mas neste caso específico, cremos que temos mais a ganhar com um encontro global que perder com o seu impacto.