Sobre o Global Power Shift

O Global Power Shift é o ponto de partida para uma nova fase no movimento climático global. Primeiro, centenas de líderes climáticos de todo o mundo se reunirão em Istambul para criar um sentimento de comunidade e prepararem-se para um ano de novas ações e estratégias para o movimento. Depois, durante todo o resto de 2013, o mundo assistirá a uma onda de eventos e mobilizações nunca antes vista.

Clique aqui para se inscrever

Junte-se ao movimento – clique aqui para saber como

SOBRE:

O prazo necessário para resolver a crise climática está acabando e precisamos de vontade política. 2015 parece ser o ano crítico em que devemos agir rápida e decisivamente para termos alguma possibilidade de limitar o aquecimento global a menos de 2 ºC, sem falar nas 350 partes por milhão que, segundo os cientistas, é o limite seguro de CO2 na atmosfera. A Cúpula da Terra – Rio+20, em junho de 2012, foi concebida para ser o ponto de partida de um impulso de três anos até 2015, mas acabou sendo mais um gemido que um estrondo.

E 2015 começará e acabará com gemidos também, a menos que o movimento climático internacional possa gerar um nível de pressão política sem precedentes para a ação climática. Precisamos de uma demonstração massiva e constante de força que perturbe o status quo e prenda a imaginação pública.

Esta ambiciosa meta está a nosso alcance. Com uma ampla coleção de organizações, ativistas e redes em quase todos os países do planeta, o movimento climático tem o potencial necessário para tornar este tipo de mobilização global possível. Agora é o momento de concretizarmos esse potencial.

O Global Power Shift (GPS) começará com uma cúpula  internacional de líderes climáticos, em sua maioria jovens, em Istambul, Turquia, que acontecerá de 24 a 30 de junho de 2013. A cúpula, de uma semana de duração, será uma oportunidade para aprimorarmos nossas habilidades, criarmos laços pessoais e comunitários, compartilharmos nossa visão global da mudança e traçarmos estratégias sobre como organizar diferentes ações e cúpulas semelhantes em nossos países.

Será um encontro motivador, produtivo e divertido com mais de 500 ativistas climáticos de todo o mundo. Será também o início de um esforço renovado para levantar nossas vozes contra a injustiça climática. O evento será um catalisador para a mudança, uma oportunidade única para  reforçar os laços comunitários com um programa dinâmico focado em compartilhar e desenvolver habilidades, capacidades,   e estratégias para levar o movimento das mudanças climáticas a um novo patamar no mundo inteiro.

No Global Power Shift estaremos:

  • Compartilhando e desenvolvendo habilidades para organizar movimentos e coordenar campanhas de impacto.
  • Preparando-nos para organizarmos eventos Power Shift em nossos países depois do evento inicial na Turquia.
  • Construindo alinhamento político, análise e teoria da mudança.
  • Compartilhando experiências e aprendizagem sobre diferentes desafios enfrentados pelo movimento climático em diferentes países/regiões. Formulando estratégias para superar esses desafios.
  • Reforçando a cooperação e colaboração regional e internacional.

Nos meses seguintes, organizaremos cúpulas nacionais em um país depois do outro. Dependendo do tamanho do país anfitrião, as cúpulas reunirão de centenas a milhares de ativistas e colaboradores.

As cúpulas nacionais serão oportunidades para ampliar ou lançar campanhas climáticas nacionais e capacitar participantes de todo o país para voltarem para casa preparados para liderar grupos de ação local. Os grupos locais irão, por sua vez, educar o público sobre as realidades e soluções para as mudanças climáticas, implementarão projetos e campanhas para essas soluções e começarão a recrutar mais pessoas para uma ação global massiva  em 2014 e 2015.

Dessa maneira, de 2013 adiante, juntos, começaremos a criar a mudança internacional no poder (global power shift) que nosso planeta precisa para enfrentar de forma eficaz à crise climática.

Sobre os organizadores

A organização do Global Power Shift foi iniciada e é liderada pela 350.org, um movimento climático internacional formado por jovens e co-fundada pelo autor ambientalista Bill Mckibben. Estamos formando parcerias com uma ampla variedade de colaboradores de todos os movimentos climáticos jovens e do movimento climático em geral não apenas para nos prepararmos para o lançamento global do evento em Istambul em 2013, mas também para organizar eventos de mudança de poder nacionais e novas mobilizações de campanhas em todo o mundo ao longo de 2013.

ENVOLVA-SE

Se você quer se envolver nesta iniciativa, o melhor a fazer é se inscrever para participar da cúpula na Turquia Click aqui! . NOTA: a cúpula em Istambul será realizada principalmente em inglês.

Se você não pode participar da cúpula, inscreva-se aqui para ficar por dentro das novidades.

Se você é parte de um grupo, rede ou organização que deseja participar, por favor, verifique as seguintes opções.

O Global Power Shift é o ponto de partida para uma nova fase do movimento climático global. Primeiro, centenas de líderes climáticos de todo o mundo se reunirão em Istambul para criar laços comunitários e prepararem-se para um ano de novas ações e estratégias para o movimento. Depois, durante todo o resto de 2013, o mundo assistirá a uma onda de eventos e mobilizações nunca antes vista.

Se seu grupo, organização ou rede deseja ser parte deste esforço, seguem aqui algumas formas de participar!

1- Ajude-nos a divulgar a mensagem sobre o Global Power Shift!

Fale sobre o GPS com a sua equipe e com as suas redes e faça com que as pessoas também falem sobre ele! Esta é uma excelente oportunidade de criar um momento para o movimento climático global e gerar um burburinho vai ajudar isso a acontecer. Algumas ideias para conseguir que isso ocorra incluem:

  • Envie um e-mail ou boletim que informe as pessoas sobre o GPS e encoraje-as a se inscreverem para participar do evento na Turquia.
  • Curta a página do GPS no Facebook e compartilhe-a com sua rede.
  • Siga o GPS no Twitter e tuíte sobre o GPS para os seus seguidores.
  • Ou, o que é ainda melhor, inclua a história do GPS de forma geral nas suas conversas e estratégias de mídias sociais durante os próximos meses.
  • Se o seu grupo não está preparado para se unir ao evento na Turquia, por favor, considere participar de alguma das formas especificadas acima em âmbito nacional quando a delegação que tiver ido para a Turquia voltar para casa.

2- Ajude-nos a criar um grupo excelente!

O evento inicial do GPS na Turquia será o palco de um dos eventos mais interessantes para o movimento climático global e, para garantir que o evento seja um poderoso catalisador para a mudança, precisamos mobilizar as pessoas certas para participar.

Os recursos são limitados assim como os lugares físicos disponíveis para participar. Como parceiro, você pode nos ajudar a identificar os mais proeminentes líderes climáticos de todo o mundo que devem estar presentes em nosso evento de Istambul. Agradecemos sua ajuda para desenvolver planos de mobilização nacional e suas recomendações de uma equipe de alto nível para o evento global. Os líderes que você recomendar podem vir de seu próprio grupo ou organização também, mas visamos recrutar equipes diversas de cada país e o ideal seria incluir representantes de mais de uma organização. (Por favor, observe que todos os participantes devem passar pelo processo de inscrição e seleção, mas teremos consideração especial pelos participantes recomendados pelos nossos parceiros!)

3- Seja um grupo líder de organizadores de eventos nacionais!

Parte fundamental da estratégia do GPS é a série de eventos e mobilizações nacionais posteriores que estamos planejando ao longo de 2013 e mais adiante. Em todos os países organizaremos cúpulas nacionais ou regionais e/ou mobilizações. Dependendo do tamanho do país anfitrião, as cúpulas reunirão de centenas a milhares de ativistas e colaboradores.

As cúpulas nacionais serão oportunidades para ampliar ou lançar campanhas climáticas nacionais e capacitar participantes de todo o país para voltarem para casa preparados para liderar grupos de ação local. Os grupos locais irão, por sua vez, educar o público sobre as realidades e soluções para as mudanças climáticas, implementarão projetos e campanhas para essas soluções e começarão a recrutar mais pessoas uma ação global massiva em 2014 e 2015.

Como colaborador, você trabalhará como redes nacionais e regionais, convocadas através do GPS e equipe, para organizar nacionalmente, o que pode incluir: mobilização de suporte local, recursos, montagem de uma equipe, planejamento de um programa, projeto de uma programação, desenvolvimento de um plano de campanha e mais.

4- Junte-se à equipe de organização para os eventos nacionais e regionais!

Se seu grupo quer se envolver, mas não está preparado para assumir plena responsabilidade de liderar o processo de organizar um evento nacional ou regional, não tem problema! Você pode colaborar com outros grupos e integrar-se à equipe de apoio de cada país para apoiar na organização de eventos e campanhas nacionais.

5- Apoie nossos esforços de arrecadação de fundos para o Global Power Shift!

Estamos tentando garantir que o dinheiro não seja um obstáculo para as pessoas que participarão do GPS na Turquia. Então, se seu grupo ou organização é capaz de mobilizar recursos, talvez você possa nos ajudar a financiar o GPS.

Como colaborador você pode ajudar com os custos relacionados a delegações específicas vindas de um determinado país, por exemplo, com bolsas de viagem, custos de vistos, etc. Ou você pode contribuir com o orçamento geral que será distribuído para as áreas que mais precisam.

6- Apoie a mobilização de recursos para os eventos nacionais posteriores!

Já estamos começando a planejar diferentes eventos, mobilizações e campanhas nacionais posteriores e toda a ajuda possível é muito bem-vinda! Se o seu grupo ou organização pode apoiar a mobilização dos recursos (financeiros e em espécie) que precisaremos para os diferentes eventos nacionais, por favor, entre em contato!

7- Conecte-nos com os oradores de destaque dentro das suas redes!

Um grande componente de nosso Global Power Shift são as conversas inspiradoras lideradas por oradores de destaque. Se você está ligado a uma rede de pessoas inspiradoras e oradores de destaque, talvez você possa colaborar conosco para identificá-los e recrutá-los.

Se alguma dessas opções o interessa,  ENTRE EM CONTATO!

Entre em contato com joao@350.org e ele o colocará em contato com a pessoa certa na equipe de organização do GPS e/ou na equipe da 350.org.